Meu Castelo, Minha Casa seleccionado para festival de qualificação para os Óscares
A curta Meu Castelo, Minha Casa (My Castle, My Home) de José Mira, foi seleccionada para o festival Rhode Island International Film Festival, na secção Vortex. Este é um dos festivais de qualificação para os Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nos Estados Unidos da América. A curta-metragem é uma parceria com a Universidade Lusófona.
Meu Castelo, Minha Casa conta a história de Guilherme, um jovem atleta que, intimidado pelo seu treinador de ténis e por criaturas estranhas com mãos de raquete, se envolve num rol de angústia e medo. Na fuga destas criaturas, que o perseguem pelos corredores da sua casa, Guilherme procura a mãe, acreditando que ela é a única que pode acabar com o seu tormento. Uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos, sobre o que se espera de ambas as partes desta relação de incondicional, e como essas pressões se podem tornar um tormento.
É um filme surrealista filosófico que nos acorda para a urgência de observar as relações entre pais e filhos no que diz respeito à educação, e às vontades e desejos esquecidos pelos pais. Meu Castelo, Minha Casa conta com argumento, realização e produção de José Mira e do elenco fazem parte os atores Simão Soares, Maria João Pinho, Elmano Sancho.