Skip to main content
cinema e artes

IJFMA VOL. 5 NO. 2 (2020)

A mais recente edição do International Journal of Film and Media Arts - IJFMA, realizada em parceria com o GEECT (Groupement Européen Des Écoles De Cinéma et de Télévision/ The European Grouping Of Film And Television Schools), já está disponível online.

Esta edição especial propõe-se mapear a investigação artística em cinema, contando com a colaboração de várias escolas associadas do GEECT. Os trabalhos exploram abordagens e métodos transdisciplinares em tecnologia, pedagogia, política representacional e investigações estéticas em práticas cinematográficas.

Esta parceria iniciou-se com a organização, em janeiro de 2020, de uma conferência dedicada ao tema Artistic Research and Film Practice (Trad. Pesquisa Artística e Prática Cinematográfica). A elevada participação e interesse que este evento suscitou das várias escolas envolvidas, traduziu-se agora na publicação deste número especial do IJFMA que recolhe contribuições de algumas das melhores escolas de cinema da Europa. 

A apresentação deste número especial decorreu via zoom e foi coordenada por Manuel José Damásio, presidente da GEECT e diretor do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona, e Jyoti Mistry, docente e investigadora na HDK-Valand Academy, Universidade de Gotemburgo, Suécia, que trabalharam em conjunto na edição deste número. 

A IJFMA, recentemente aceite para indexação na Scopus, é uma publicação semestral do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona com foco em todas as áreas de pesquisa e crítica de cinema e artes dos media, como animação, televisão, artes dos media e videojogos, e as suas variadas formas sociais e culturais de expressão e materialização.

 

Escolas envolvidas:

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal);

Baltic Film, Media, Arts and Communication School - Tallinn University (Estónia);

Film University Babelsberg KONRAD WOLF (Alemanha);

Film and Screen Studies at SOAS, University of London (Reino Unido);

Film and Television Head of Department: Wits School of the Arts (África do Sul);

Zurich University of the Arts ZHdK (Suíça);

Institute for Film and Television – Film Academy Vienna, mdw – University of Music and Performing Arts Vienna (Áustria);

HDK-Valand, University of Gothenburg (Suécia);

The Norwegian Film School, Centre for Exclusive in Film and Interactive media Arts (Noruega);

Aalborg University Copenhagen (Dinamarca);

The Norwegian Film School, Storm Films (Noruega).

 


Actualizado em 24 novembro 2020
Publicado em 23 novembro 2020

Seleções Kumaru

Ler mais...

"Kumaru" em festivais

Ler mais...

Nanu Tudor recebe mais um prémio

Ler mais...